28 fevereiro 2009

04 fevereiro 2009

Florescer


Flo.res.cer -
(lat florescere) vint 1 Deitar ou produzir flores: Já floresciam os arbustos. vtd 2 Cobrir de flores, enflorar, fazer brotar flores: "Os passos de sua dama florescem tudo o que pisam" (Morais). vint 3 Frutificar, medrar, prosperar: Ali florescem as artes. vint 4 Estar em voga, ter prestígio e renome: Agora floresce a ioga. vint 5 Brilhar, distinguir-se: Rui Barbosa floresceu em Haia.
(Fonte: UOL - Michaelis)

Precisamos escrever um texto para postar no blog. Desde a semana passada venho pensando nisso. Tem sido difícil pra mim. O que escrever do De Lírios quando faltam pétalas?
Tá bem. Eu sei. Sei que toda flor deixa suas pétalas por aí. Que toda flor murcha, o que deixa a gente triste. Mas se tivermos paciência para regar e cuidar ela volta a florescer, tão linda quanto antes.
A alma de uma flor transparece pelas pétalas, desabrocha.
Florescer é o verbo que usamos quando queremos dizer que algo vai finalmente aparecer ao mundo, surgir com delicadeza.
E o trabalho que dá fazer florescer, desabrochar?
Quando se trata de flores de verdade, a gente só vê a beleza e agradece quando nos deparamos com toda a sua formosura.
Quando é o nosso fazer que tem de florescer, nos perdemos e afincamos em nossas raízes. E a feiúra da semente não nos mostra o que está por vir depois.
Quando perdemos algumas pétalas, voltamos a pensar em nossas raízes.
Não tenhamos medo do que há por vir, logo surgirá um botãozinho. Temos que regar nossas raízes e esperar, deixar o tempo fazer o seu trabalho.
Ninguém gosta de flores que murcham, mas não esqueçamos que isso também é da natureza delas.